terça-feira, 23 de outubro de 2007

O Surgimento da Cidade de São Paulo.


São Paulo foi fundada, em 25 de janeiro de 1554, no atual Pátio do Colégio, onde um grupo de 12 jesuítas - dos quais fazia parte o ainda adolescente José de Anchieta- comandados por Manoel de Paiva e a mandado de Manoel da Nóbrega, celebraram uma missa inaugural. Foram esses jesuítas que fizeram o aldeamento da Vila São Paulo de Piratininga - nome que significa peixe podre.Essa fundação limitou a cidade à chamada ''colina histórica'', à região que vai do vale do Anhangabaú à praça da Sé.O Pátio do Colégio foi o ponto onde se centralizou a nova cidade, São Paulo de Piratininga. Lá, ocorriam reuniões dos vivos e eram enterrados os mortos.No início São Paulo era uma cidade sitiada pela serra do Mar. Só cavalos e burros cruzavam os 800 metros de altitude que separavam a cidade do mar. O crescimento populacional ilustra o isolamento. Em 1554, São Paulo tinha cerca de cem habitantes. Em 1872, eram 19 mil. Em três séculos, a cidade cresceu o que a Grande São Paulo cresceria em duas horas em 1982.
Em 1759, devido às expulsões dos jesuístas promovidas pelo Marquês de Pombal, aconteceram grandes transformações. A então capitania de São Paulo recebeu como governador D. Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão.Em 1793, o Pátio do Colégio recebeu a Casa da Ópera que obedeceu os padrões da época, foi dirigida pelos estudantes de direito e era também conhecida como "Teatrinho do Palácio". Funcionou até 1860.O Largo da Memória se tornou em ponto de convergência de caminhos, onde encontravam-se viajantes e tropeiros, que desfrutavam de ampla vista da então pequena cidade de São Paulo, fincada no outro lado do vale do Anhangabaú.Em 1820 A Sé era divida em Sé Sul e Sé Norte. Os limites geográficos eram definidos pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú. Em 1864, foi inaugurado o Teatro São José, no Largo São Gonçalo, local que hoje corresponde aos fundo da catedral da Sé.Começa então a chegada em massa de imigrantes para trabalhar na colheita do café. Entre 1870 e 1880 a urbanização de São Paulo torna-se acelerada.A partir da metade do século 19, a cidade de São Paulo passa por grandes transformações em seus espaços. Foram feitas melhorias urbanas.
Em 1911, a igreja de São Pedro da Pedra, edificada no terreno do então largo da Sé, onde hoje se localiza o edifício da Caixa Econômica Federal, foi demolida. Da mesma forma, a antiga igreja da Sé e várias ruas do centro desaparecem para possibilitar a criação de uma nova e grande praça, assim como também para poder receber a construção de uma nova catedral, a catedral da Sé.No ano da Semana de Arte Moderna, 1922, é inaugurado na Sé o palacete Santa Helena que, por coincidência, foi o local onde se formou, em 1934, o Grupo Santa Helena, de artistas que se reuniam no Palacete Santa Helena, na antiga Praça da Sé, convivendo, até o final da década, em salas transformadas em ateliês.
Foi também em 1934 que foi implantado o Marco Zero na Praça da Sé.No ano do 4º centenário, a catedral da Sé foi inaugurada, porém ainda não estava totalmente concluída. Em 1969, o Metrô abre concorrência para a construção de uma estação central, denominada Clóvis Bevilácqua. Em 1971, o Palacete Santa Helena é demolido e, em 1978, o metrô da Sé é inaugurado e a Praça da Sé é reaberta totalmente remodelada.

Pesquisa do almanaque da folha e as fotos do site da prefeitura de Sâo Paulo que valorização da cidade.
(Quéli)

3 comentários:

Jack disse...

Estou muito grato de ter a informação deste blog. Gostei do blog como foi escrito, informações que eu tenho aqui.

restaurantes sao paulo

Unknown disse...

jou

Unknown disse...

bili nodia